quarta-feira, outubro 26, 2005

Anorexia....




Hoje resolvi escrever sobre a anorexia! Há muitos tipos de disturbios alimentares como; a anorexia, anorexia nervosa, a bulimia e a bulimia nervosa! Gostava de dar-vos mais informaçoes acerca destas doenças... mas nao estou dentro do assunto nem sou médica! Posso é colocar aqui um texto sobre a anorexia, tambem escrito kd estava no ciclo. E referir que eu, mesma, já tive anorexia. Mas o tipo da minha anorexia era anorexia nervosa! Tem a ver cm os nervos, quando me enervava mais do que o habitual ou estava mt nervosa, nao conseguia comer, nao conseguia colocar nada no estomago, parecia que tinha um nó na garganta que nao deixava a passar a comida! Dps a anorexia nervosa passou para anorexia, enquanto nao anorexia nervosa eu nao comia porque os nervos nao me deixavam, na anorexia eu aos poucos deixei mesmo de comer. Ia para a escola sem tomar o pequeno-almoço, nao almoçava na escola nem lanchava, so jantava porque a minha mae estava ao pe de mim, e msm assim kd a minha mae saia da cozinha, ia logo por o resto da comida no lixo e tapava cm guardanapos para a minha mae nao notar ou dava ao cao! Xeguei a ir para a escola so cm um sumo de maça no estomago, o que deu um resultado mt bonito, nesse dia em ke so tinha o sumo, fui logo fumar 2 cigarros, pois cmo nao tinha comido suficiente comecei a fikar mal disposta e fui a casa de banho da escola vomitar. Dps eram os meus colegas todos a me "obrigarem" a comer alguma coisa. Agradeço mesmo a eles tds :)! Levei tempo e perceber o ke se passava, e a minha mae tb levou tempo, mas assim ke se apercebeu levou-me ao medico.. Tive sorte pk a anorexia nervosa estava no principio.. emagraci mas nao mt, ja pk sou magra msmo! Receitou-me uns medicamentos para ter apetite entre outras coisas, e uma receita alimentar para seguir a risca! Hj o que gosto mt e de comer! Agora tnh andado cm mt fome, o ke nao e normal, lol!

Bem aki vai o texto:

"A anorexia"

Este problema afecta muitos jovens. Conhecendo mais casos de raparigas do que em rapazes. Mas existem rapazes que tambem sofrem desta doença, mas talvez, por vergonha a maioria dos rapazes nao admite ke têm ou ja tiveram anorexia! A doença começa pelo nível psicologico, os adolescentes começam a achar-se gordos ( até aqueles que não o são, pensam que estão muito gordos) e querem ser como os modelos (magros) ás vezes até demais. Estes adolescentes são rigidos com eles próprios, pesam até a comida que vao ingerir, para controlar as calorias. Em outros casos, há quem deixe de comer. Porque, assim, se nao comer que nao engordam, e nao tem ideia que podem fikar mt fracos. E tb podemos referir que faxem exercicio fisico exagerado sem a orientaçao de um "treinador." Alguns anos atrás, vi um documentario na televisao sobre raparigas anoreticas! Senti-me tao mal ao verem aquelas raparigas muito magras que pareciam um esqueleto ;(! E só de pensar no ke seria se, nao me apercebesse do ke estava tb a acontecer cmg.. se tivesse deixado mais tempo e a mha mae tb nao percebesse xtava cm elas.....

Fikei tao triste ao ouvir os testumhos das raparigas e das suas experiencias. Assim essas raparigas tem que estar na clinica a curarem-se, a tratarem-se..O que por vexes e mt dificil sair deste pesadelo, é preciso uma luta constante e muita força de vontade de principalmente de viver.

Esta doença começa por ser a nivel psicologico e dps vai se verificar no fisico dos adolescentes!

Tb sei o que é, tive anorexia nervosa, nao e mt grave mas ao mesmo tempo tb nao deixa de o ser! :( Nem kero lembrar os dias de angustia que passei nessa fase da minha vida! Foi horrivel os dias que passei, os remedios que tinha que tomar, seguir á regra a receita ke o medico passou... Mas felixmente, com a ajuda da minha mae, da minha familia e da minha força de vontade e de viver consegui combater a doença!



1 comentário:

guerio disse...

poix é!! novidade pa mim teres tidu anorexia.....k dzer.....pode acontecer a klk um.e se for nervosa.entao inda e pior.porque os nervos e uma coisa mt marada!
a minha mae por exemplo, na pode se enervar pk señ fica com ataques epilecticos.....mas so se se enervar!esquecito isso nao?axu sempre que é preciso passar plas dificuldades da vida para aprendermos + 1 pouco.....e axu k nunca + vais ser anorexica. já passaste por ixo e deste conta do problem,a nao ser que seja por causa do sistema nervosoi, mas aí tens k ser forte e procurares ajuda.
axu k ,para concluir,tá um texto mt pexoal...mas na deixa de ser um assunto muito importante para qlq jovem k o leia!!axu k temos k cuidar e gostar de nos plo k nos somos e nao por ex k vemos no mundo fora....sñ......perdere-mos a nossa identidade propria, k é aquilo k nos torna especiais!!!
beijokas gandes e fofas pa minha amiga susana boto