sábado, abril 23, 2005

Racismo!!

Bem decidi falar deste tema, até porque numa disciplina falamos sobre ixu!! Bem o ke e o racismo?? Definiçao do dicionário-doutrina que afirma a superioridade de certa raça.
Isto é, ser racista e sentir-se ou axar-se superior a ota raça. Ah várius tipos de racismo e mesmo xegandu a ser perconceituosos em varios tipos de raça, modo de vida de pessoas, e ate de homosexuais. Os racistas axam-se superiores a esses indivudos. Mas exkecem-se ke eles tb sao seres humanos e tem sentimentos como nós, e somos tods iguais, todos nos nascemos, passamos por varias etapas da nossa vida, tentamos ter uma vida boa, e tods nós acabamos por morrer, e a única coisa de diferente ke tem a cor, mas de restu sao como nao...
Eu nao sou racista, ate tenhu varios amigos de cor ( atençao nao gosto de usar estas palavras, mas tb nao sei como referir...), de varios países e ate conheço alguns homosexuais. E gosto mt deles, ate pk eles sao humanos e tem sentimentos cm toda a gente. É horrivel ver ke a nossa sociedade ke ja dvia ter as mentes mais avançadas, ainda existe uma grande de percentagem de racismo... E ixu as vexes tem sequencias mt más cm a violencia e a existencia de deliquentes...
Axu ke nao e mt agradavel ir na rua, e de repente ouvir, olha ali vai o amarelo, o "azul", o pretu!! Eu nao gostaria de tar num pais onde a minha cor fosse diferente e ouvixe olha ali vai a branca.. Percebam nos somos iguais e nao é por as cores ke vamos comexar a fazer "guerras" xtupidas cm essa cena...
Ainda hj á mt discriminaçao e preconceitos, o ke nao deveria acontecer. Ouve-se smp dixer ke as mentalidades mudaram, isto e akilu, mas dps nao é bem assim e nao se ve gandes resultadus... inf. ;(
Por exemplo o meu pai e racista convicto e ate passo-me kd ele começa a dixer cenas tipu: Olha akele preto, olha vem trovoada... ate me passo cm ixu.. Pa ser sincera eu tb ja binkei cm esta frase, mas dps fui vendu ke e horrivel e pus-me nu "lugar" dessas pessoas. Nao gostaria de ouvir olha vai haver nevada, o coisa parecida. É tiste ver ke mtas pessoas ainda sao mt preconceituosas e racistas..
Se foxe.me possivel pedir mts desejos a um genio da lampada magica, um deles seria acabar cm o racismo no mundo....

Agora vou xcrever um poema ke encontrei numa agenda ke tenhu, o autor e anonimo. A agenda é 2001 amar amar perdidamente amar amar seguramente do ministério da saude :

Amigo branco, algumas coisas que tu deves saber:
Quando nasco, sou preto
Quando vou à escola, sou preto
Quando apanho sol, sou preto
Quando tenho frio, sou preto
Quando tenho medo, sou preto
Quando estou doente, sou preto
Quando morro, sou preto
E tu amigo branco?
Quando nasces, és cor-de rosa
Quando vais à escola, és branco
Quando apanhas sol, ficas vermelho
Quando tens frio, ficas azul
Quando tens medo, ficas pálido
Quando estás doente, ficas amarelo
E quando morres, és cinzento
E és tu que me chamas "pessoa de cor"?

Comentem e deixem a vossa opiniao sobre este tema.... ***

1 comentário:

Anónimo disse...

eu axo o racismo uma cena estupida.
eu nao sou racista, mas conheço kem seja.
eu doume bem com toda a gente
e axo k se nao existisse racismo era bem melhor mas pronts a cabeça do homem nao da pa td temos pena